Cidades

Calorão de ferver no final de semana em Niterói e região

A umidade relativa do ar poderá apresentar valores inferiores a 30% sempre no final da tarde. Foto: Pedro Conforte

O final de semana será ainda mais quente em Niterói e região, depois dos 34º C registrados nesta sexta-feira (27), segundo informou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

De acordo com a Defesa Civil de Niterói - neste sábado (28), domingo (29) e segunda-feira (30), a cidade permanecerá sobre influência de um sistema de alta pressão.

Esse sistema inibe o desenvolvimento e formação de nuvens, favorecendo para um dia de tempo estável na cidade com predomínio de céu claro e solzão.

Assim, a previsão será de predomínio de céu sem grandes nuvens e sem ocorrência de chuva. As temperaturas se manterão elevadas nos próximos dias. A umidade relativa do ar poderá apresentar valores inferiores a 30% sempre no final da tarde.

Há previsão de rajadas de ventos fortes no final da tarde de sábado e domingo.

Temperaturas

  • Sábado - 34º C
  • Domingo - 35º C
  • Segunda - 37º C

Fonte: Inmet

Calorão

Nesta sexta-feira (27), a cidade de Niterói seguiu sobre a influência de um sistema de alta pressão com 34º C, disse o Inmet. Às 12h, houve registro de umidade relativa do ar baixa (42%).

Em São Francisco, na Zona Sul, a reportagem flagrou pedestres se escondendo do sol forte em fila de ponto de ônibus. Alguns banhistas aproveitaram o dia de forte calor para tomar banho de mar.

Segundo a Defesa Civil, a previsão é que a umidade apresente valores próximos 30% no final da tarde. As temperaturas seguem em elevação e o vento com intensidade fraca/moderada.

Ainda em São Francisco, na Zona Sul, a reportagem flagrou pedestres se escondendo do sol forte em fila de ponto de ônibus nesta sexta. Foto: Pedro Conforte

Atividades físicas

A Prefeitura de Niterói alerta para o horário permitido para atividades físicas individuais ou orientadas no mar, areia e calçadão da orla da cidade: 6h às 12h30 e das 16h às 22h. O uso da máscara cobrindo nariz e boca é obrigatório. As medidas fazem parte dos protocolos sanitários definidos pela Secretaria Municipal de Saúde para mitigar a propagação do coronavírus.

O secretário municipal de Saúde de Niterói, Rodrigo Oliveira, fala da importância da colaboração da população.

“É fundamental a população seguir as orientações de medidas de prevenção à Covid-19 e respeitar os horários das atividades. Mantemos o monitoramento da epidemia diariamente, assim como as ações de enfrentamento", declara o secretário.

As ações da Prefeitura são baseadas no Plano de Transição Gradual para o Novo Normal, elaborado com a participação de especialistas da Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e protocolos sanitários baseados nas melhores experiências internacionais, que orienta a retomada de atividades econômicas. Atualmente, a cidade está no estágio amarelo nível 2 – alerta máximo.

O secretário municipal de Ordem Pública, Paulo Henrique de Moraes, informa que agentes da Guarda Municipal seguem realizando varredura nas praias para garantir que os espaços fiquem livres nos horários em que a prática esportiva não é permitida e que a Fiscalização de Posturas está vistoriando os quiosques e estabelecimentos comerciais, mas ressalta a importância do cidadão cumprir as determinações das autoridades de Saúde.

“O niteroiense tem colaborado usando máscaras e mantendo o distanciamento. Não é o momento de a população negligenciar esses cuidados. É importante perseverar para mantermos o controle da pandemia em nossa cidade. O vírus continua circulando e as medidas restritivas e os horários são importantes para que possamos minimizar sua propagação. O município está fazendo a sua parte é importante que o cidadão também faça”, explica o secretário.

Ele ressalta que está proibida a permanência nas áreas das praias e prática de esportes tipicamente praianos, como altinho e frescobol.

Quiosques

Os quiosques nas praias estão autorizados a funcionar apenas no horário permitidos para atividades físicas e devem obedecer aos protocolos sanitários, como limitação na ocupação, mesas no calçadão com espaço de 1,5 metro entre elas. Não estão permitidas mesas na areia. Os comerciantes devem disponibilizar álcool em gel 70%, antissépticos ou sanitizantes de efeito similar para o público e os funcionários, em locais estratégicos e de fácil acesso.

Os estabelecimentos deverão fornecer equipamentos proteção individual aos colaboradores, afastar colaboradores que apresentarem sintomas de Covid-19 e utilizar barreiras entre os funcionários e clientes, quando possível. O uso da máscara é obrigatório quando estiver no recinto coletivo e só deve ser retirada na hora das refeições. As mesas e cadeiras deverão ser higienizadas a cada troca de clientes. Os quiosques devem manter o controle rigoroso da higiene dos ambientes e nas superfícies que possam ser tocadas.

São Gonçalo e Maricá

Segundo o Inmet, em São Gonçalo a temperatura máxima será de 33º C no sábado (28) e de 34º C no domingo (29). Já em Maricá, ainda no sábado, o céu ficará parcialmente nublado a com poucas nuvens, sem chuva, disse a Defesa Civil.

Por lá, a temperatura mínima será de 23°C e máxima de 32°C. A umidade relativa do ar variará entre 60% e 90%. No domingo, a temperatura mínima será de 24°C e máxima de 33°C. A umidade relativa do ar variará entre 50% e 90%.

< Final da Taça Rio Sub-20 não terá transmissão por falta de internet Maricá decide vaga na final da Taça Corcovado neste sábado <